MUSICA:
Ao contrário daqueles jovens das gerações anteriores, os jovens atuais eram mais instruídos e tinham poder de consumo. E, naturalmente, sonhavam com um mundo diferente daquele que tinham herdado e que, de preferência, tivesse uma nova “trilha sonora” como acompanhamento. Afinal o rock’n’roll os anos 50 já não parecia tão transgressor como quando Elvis Presley apareceu rebolando pela primeira vez.
Mas foi somente em 1963, do outro lado do Atlântico, mais precisamente em Liverpool, na Inglaterra, que surgiu o verdadeiro fenômeno musical dos anos 60, os Beatles Embora ainda muito influenciados pelo rock dos anos 50, com letras ingênuas e uma postura bem-comportada, não demorou para que eles e a novidade musical que traziam se tornassem uma verdadeira febre entre os jovens no Reino Unido. E, no ano seguinte, estourassem também nos Estados Unidos, o que abriu caminho para uma verdadeira invasão britânica em território americano e no restante do mundo ocidental. Nessa mesma época, Bob Dylan já antecipando a guinada musical que ocorreria na segunda metade dos anos 60 (afinal o cenário político dali para frente não inspiraria músicas tão leves e despretensiosas assim), começou a fazer sucesso nos Estados Unidos com canções com um tom diferente. Com seusfolks, que falavam de temas sociais e políticos de forma poética, transformou-se em símbolo dos protestos que logo se intensificariam.
Outras bandas que também se destacaram e muito na década de 60 foram The Rolling Stones, The Who, The Kinks, entre outras ótimas bandas que junto com os Beatles comandaram a British Invasion, traduzido para o português Invasão Britânica.
Além das bandas de rock o rei do reggae também teve seu destaque na década de 60, isso mesmo filho de um capitão do exercito inglês e de uma adolescente negra,Bob Marley fez sua história nessa época, hoje em dia ele é considerado o rei do reggae no mundo inteiro inclusive aqui no Brasil.
Dizem que os anos 1960 foram dois ao invés de um. Dividido na metade, de 1960 até 1965 se viveu uma experiência poética, ingênua e lírica nas manifestações culturais. Ao contrário disso, de 1965 até 1969 as representações eram mais ácidas e revelavam experiências com drogas e revolução sexual.
Boa representação disso são os Beatles, banda que existiu durante toda a década, e que trocou as melodias doces dos primeiros discos pela psicodelia no final dos anos 60. “I Want to Hold your Hand” é o espírito da primeira metade dos anos 1960 e “A Day in The Life” é o espírito da segunda metade.
Os anos 1960 também passaram por grande revolução comportamental (visíveis até nas roupas: saíram os vestidos de bolinhas entraram as calças boca de sino) com o surgimento do feminismo e movimentos civis a favor dos negros e homossexuais. Digamos que foi nessa década que as diferenças começaram a dar a cara para bater.
Movimentos comportamentais como os hippies são o reflexo de uma década colorida, difícil, corajosa e que trouxe imensas revoluções para o mundo como conhecemos hoje.
Abaixo algumas das músicas mais incríveis desta década!
Álbuns da Década de 60:
Vários álbuns que marcam até hoje foram lançados na década de 60, álbuns como Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, esse é um álbum dos Beatles lançado em 1967, ele é considerado o melhor álbum de toda a história, outro ótimo álbum lançado em 1969 é o The Soft Parade da banda The Doors, esse álbum contem canções como Touch me.
No ano de 1967 teve o primeiro festival de rock do mundo sendo ele o Monterey Pop Festival, em português Festival Pop de Monterey, esse festival foi realizado na Califórnia, o festival foi organizado por Lou Adler, Derek Taylor e John Phillips do grupo The Mamas & The Papas. O festival teve sua grande estreia com o guitarrista Jimi Hendrix, Janis Joplin e Otis Redding.
Outro festival que também marcou a época foi o Festival de Woodstock realizado nos Estados Unidos, esse festival teve atrações ao vivo com Jimi Hendrix, Sly and Family Stone, The Who, Creedence Clearwater Revival, Carlos Santana, entre outras bandas que são lendas do rock mundial, esse festival se tornou o símbolo da união entre o rock, paz e o amor onde jovens se reuniram aproveitando três dias de paz, amor e música.
Infelizmente teve uma tragédia que marcou a década de 1960, no ano de 1969 Brian Jones integrante da banda Rolling Stones foi encontrado morto na piscina da sua casa.