sexta-feira, 3 de maio de 2013

comportamento e desenvolvimento

A década de 60 representou, no início, a realização de projetos culturais e ideológicos alternativos lançados na década de 50. Os anos 50 foram marcados por uma crise no moralismo rígido da sociedade, expressão remanescente do Sonho Americano que não conseguia mais empolgar a juventude Americana. A segunda metade dos anos 50 já prenunciava os anos 60: a literatura beat de Jack Kerouac, o rock de garagem à margem dos grandes astros do rock (e que resultaria na surf music) e os movimentos de cinema e de teatro de vanguarda, inclusive no Brasil.

Nesta época teve início uma grande revolução comportamental como o surgimento do feminismo e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais.

O Papa João XXIII abre o Concílio Vaticano II e revoluciona a Igreja Católica. Surgem movimentos de comportamento como os hippies, com seus protestos contrários à Guerra Fria e à Guerra do Vietnã e o racionalismo. Esse movimento foi também a chamado de contracultura. Ocorre também a Revolução Cubana na América Latina, levando Fidel Castro ao poder. Tem início também a descolonização da África e do Caribe, com a gradual independência das antigas colônias.
No entanto esta década começou já com uma grande prosperidade dos países ricos. Por exemplo com a explosão do consumo, 90% dos americano tinha televisão em 1960 e uma em cada 3 famílias inglesas tinha automóvel em 1959.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Educaçao dos anos 60


Era bem puxada e se aprendia muito. Pra você ver, uma pessoa com apenas a quarta série, faziam contas de cabeça, desenvolviam rapidamente qualquer tema.

Não existia pré-escola. A prontidão era feita no mesmo ano em que se completava os 7 anos de idade. As crianças ficavam aproximadamente um mês treinando coordenação motora .O ginásio era só particular e não era para qualquer um. Normalmente, eram colégios internos que forneciam esse grau de estudo
No começo dos anos 60, começavam a proliferar as escolas públicas - prédios maiores e de alvenaria.

As escolas de segundo grau eram divididas em: Normal (Magistério), Clássico (Literatura) e Científico (Química, física, biologia).

Com a evolução, foram criadas mais escolas (ginásios = quinta à 8 série). A partir de meados dos anos 60, Jarbas Passarinho, então ministro da Educação, começou a licenciar faculdades particulares. E, assim também surgiram os supletivos, que antes se chamavam cursos de Madureza.